terça-feira, 1 de março de 2011

Conheça um pouco sobre o Grupo e Bloco da Terceira Idade, Alegria de Viver

O município de Rio Doce está situado na Zona da Mata de Minas Gerais - Sudeste mineiro - integrante da micro-região do Vale do Piranga. Possui uma população total aproximadamente de 2.318 habitantes. Segundo o Programa de Saúde da Família de Rio Doce são 384 pessoas acima de 60 anos de idade o que representa 16,56% da população riodocense.

Diante da realidade do mundo com relação à perspectiva de vida, observa-se que a expectativa de vida vem aumentando significadamente, assim, verifica-se a necessidade de desenvolver projetos voltados para esse grupo específico. A partir dessa linha de raciocínio o Grupo da Terceira Idade “Alegria de Viver” tem como objetivo contribuir na qualidade de vida dos mesmos, por meio das atividades desenvolvidas. O Objetivo central é contribuir na elevação da auto-estima e na potencializacão dos sujeitos por meio das atividades desenvolvidas.

O grupo se reúne duas vezes por semana no espaço do Centro Comunitário Madalena Martins Lima – Múltiplo Uso.

Nas terças-feiras no horário de 08hs às 09hs é realizado uma caminhada com os agentes do PSF e auxílio de um técnico da saúde. O mesmo realiza a aferição da pressão arterial e também desenvolve pequenas palestras para o público atendido.

Nas quartas-feiras as atividades acontecem de 18h as 20h30min no múltiplo uso também, é realizado ginástica, alongamentos acompanhado por um técnico de terapeuta naturista, dinâmicas e momentos de dança. Ressalta-se que o grupo desenvolve algumas festas consideradas tradicionais no município como: Desfile em bloco de carnavalesco; desfile para escolher o rei e a rainha da terceira idade e a festa de quadrilha. Além dessas atividades, a entidade promove passeios sempre com intuito de desenvolver o processo de socialização entre os participantes, a família e a comunidade.

A Prefeitura Municipal de Rio Doce contribui cedendo o espaço dos encontros oferece todas as quartas-feiras os lanches e também com jantar (O jantar é realizado no final do mês em comemoração aos aniversariantes do mês), custeia também as lembrancinhas oferecidas em datas comemorativas (dia das mães, pais e natal), disponibiliza o transporte para as viagens e etc. E a Secretaria Municipal de Assistência Social, é que coordena este projeto, com o apoio da Secretaria de Saúde.

O Grupo da Terceira Idade “Alegria de Viver” tem como prioridade o processo de socialização, bem como o enfrentamento do preconceito do velho na sociedade contemporânea. O objetivo centraç é contribuir na elevação da auto-estima e na potencialização dos sujeitos por meio das atividades desenvolvidas, além de promover a socialização e estimular o lazer.

Fundado no dia 23 de agosto de 2003, o grupo da Terceira Idade - Alegria de Viver, conta com 75 integrantes e promete alegrar o Carnaval Riodocense 2011.


Texto enviado pela Coordenadora do Grupo, Lúcia Pereira Martins, com adaptação de Pamella Schefer


Assista ao vídeo da Coordenadora do Grupo Alegria de Viver, Lúcia Pereira Martins


Esse vídeo também encontra-se disponível no youtube





Atenção foliões:


Acesse o orkut da Cultura Rio Doce
e fique por dentro de todos os flashes do Carnaval Rio Doce 2011. Se você possuir uma conta no orkut basta clicar no ícone a abaixo, efetuar o login e adiconar a Cultura Rio Doce.

Sambar com a gente do Rio é Doce...

Nenhum comentário:

Postar um comentário