sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Espaço EnCine - Exibições do dia 07/11/2011

Sessão Infantil – 17h - Censura Livre

Contatos Siderais Antes do Colegial


Lorota e seus amigos acampam no parque da cidade. Ele diz que pode fazer contato com extraterrestres e, escondido, coloca sua máscara de E.T. Enquanto isso, um alienígena de verdade aparece e uma confusão começa.

A Garrafa do Diabo

Três crianças brincam de esconde-esconde em uma floresta. O castigo para o perdedor será ir até a casa de um velho doido que reza a lenda, tem um diabo preso em uma garrafa.

Reisado Miudim

Mateus e Bruno são primos e moram na casa dos avós. O sonho de Mateus é brincar no reisado. Quando recebem a incumbência de comprar fitas para as roupas da festa, os dois se desentendem, porque Bruno quer usar o dinheiro para comprar brinquedos.

Sessão Adulto – 19hs - Censura 12 anos

L.A.P.A.

A Lapa é o bairro mítico por excelência do Rio de Janeiro. Ali morou Manuel Bandeira e reinaram sambistas das primeiras gerações. Reduto da boemia, da malandragem e da "difícil vida fácil", a Lapa também tem um dos principais palcos da música clássica do país, a Sala Cecília Meirelles. Nos anos 1980, foi polo do rock-BR com o Circo Voador e das expressões de vanguarda com a Fundição Progresso. Toda noite é noite de festa sob os arcos do velho aqueduto. Mas, desde a década de 1990, dois tipos de som têm dominado a área: o chorinho e o hip hop.
É desse último que se ocupa L.A.P.A. (fala-se "Éle-á-pê-á"). Transbordante de simpatia, o documentário escaneia o universo de rappers e MCs a partir desse ponto de encontro no centro da cidade. Tudo começou com as célebres festas Zoeiras, nos anos 1990, em um local agora convertido numa igreja batista. A Lapa se transformou em caixa de ressonância da periferia. Ali os talentos do subúrbio podem fazer contato, mudar de palcos, evoluir. Outros podem seguir resistindo, como Black Alien, avesso ao sistema de produção. Outros, ainda, combinam a arte com a realidade, como é o caso de MC Chapadão, estrela do Rap Operário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário