segunda-feira, 7 de novembro de 2011

1º Encontro dos Secretários Municipais de Cultura e Gestores Culturais das Macrorregiões de Minas Gerais

Adair Liberatto (Secretária de Cultura), Elis Regina Monteiro (Coordenadora de Turismo) e Maria Cristina da Silva Cruz (Bibliotecária) confirmam presença no 1º Encontro dos Secretários Municipais de Cultura e Gestores Culturais das Macrorregiões de Minas Gerais. O evento acontecerá na cidade de São João Del Rey – MG, nos dias 09 e 10 de novembro de 2011.

Saiba mais sobre o evento:

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), lança mais quatro Núcleos de Interiorização nas cidades de Governador Valadares, Pouso Alegre, São João Del Rei e Uberlândia. A implantação desses núcleos faz parte da proposta de descentralização e regionalização das políticas culturais da SEC, que constituirão a representação física da secretaria no interior de Minas Gerais, uma estratégia inovadora de planejamento compartilhado, em um programa que possui metodologia sustentável, que irá atender aos municípios de forma articulada e sistêmica.

As atividades previstas serão realizadas em diferentes etapas, tendo início pela criação do Fórum Cultural de Secretários e Gestores culturais para cada microrregião, juntamente com a escolha dos membros dos seus respectivos grupos gestores. Em seguida, será criado um plano de orientação para a seleção das prioridades e elaboração de um cronograma de trabalho. Todo o processo será acompanhado pela equipe da Superintendência de Interiorização da SEC que, ao final, apresentará uma análise de resultados aos municípios.

A criação e implantação desses núcleos em 2011 atende a meta estabelecida pela Secretaria de Estado de Cultura de descentralizar e interiorizar a política cultural e visa também ampliar o atendimento da SEC nas macrorregiões onde estarão inseridos: Norte, Nordeste, Triângulo, Alto Paranaíba, Centro-Oeste, Sul, Central, Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce e Zona da Mata.

Os núcleos serão responsáveis pelo mapeamento dos espaços culturais existentes nos municípios, manifestações culturais, calendário de eventos e artistas. Além disso, darão apoio técnico aos gestores da cultura, além de contribuir para a implementação da rede de serviços entre as localidades. Caberá aos núcleos, ainda, oferecer informações sobre os serviços do Sistema Estadual de Cultura, estimular parcerias, divulgar e apoiar as ações realizadas pela Secretaria e parceiros.

Para a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, a estrutura de planejamento compartilhado reforça o conceito de sociedade em rede, ampliando a capilaridade da SEC no atendimento e na disseminação da política cultural de Minas Gerais. “Cultura deve ser compreendida como instrumento de desenvolvimento, por meio de uma política cultural bem articulada, descentralizada e regionalizada. Daí a importância dos núcleos, que serão o braço da Secretaria no interior, para atender ao Sistema como um todo”, comenta a secretária. “Esses núcleos vão possibilitar a descentralização da cultura e facilitar a interlocução dos municípios e sociedade civil com a Secretaria”, acrescenta Eliane Parreiras.

O evento terá a finalidade de qualificar os gestores e entidades culturais públicas e privadas com informações sobre fomento, investimento cultural e relações com o mercado.

O encontro terá como objetivos: apresentar os serviços oferecidos pelo Sistema Estadual de Cultura, incentivar o intercâmbio cultural, ampliar a capilaridade no acesso às informações culturais e intensificar a rede de articuladores da cultura em Minas Gerais.

Confira a Programação:

Abertura Oficial

Data: 09 de novembro de 2011

Horário: 18h

Local: Teatro Municipal de São João Del Rei – MG

Data: 10 de novembro de 2011

Horário: 9h as 12h30

Palestra: Interiorização da Cultural

Palestrante: Fátima Tropia – Superintendente de Interiorização da Secretaria do Estado de Cultura.

Grupos de Trabalho

Apresentação dos Grupos de Trabalho

Local: Teatro Municipal de São João Del Rei – MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário