terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Assim Nasceu o Gueto

Um dia, sentados em uma pequena parte do alto do morro, três amigos: Sandro, Marcinho – Graveto e Fernando - Matei, resolveram fazer uma grande homenagem ao morro com um carnaval. Inspirados por um filme que assistiram, veio a idéia do nome Gueto. A palavra Gueto traz como significado segundo o dicionário Aurélio: bairro onde são confinadas certas minorias, por imposições econômicas, ou raciais.

No dia 03 de novembro de 2004, com inicialmente 12 integrantes, o bloco Gueto foi fundado e passou a compor a história do carnaval riodocense, animando e alegrando a cidade.

No ano de 2005, o ainda bloco do gueto, estreou no carnaval de Rio Doce, sendo os integrantes do grupo, surpreendidos pela quantidade de foliões participantes.

A confecção de camisas e os carros alegóricos são marcas registradas do Gueto.

Confira os carros alegóricos que compôs o carnaval do bloco/escola:

2005 – Dragão, Maria Pereira e Boi Laranja

2006 – Dragão, Elefante e Maria Pereira

2007 – Corpo de Bombeiros e Dragão

2008 – Maria Fumaça e Dragão

2009 – Dragão e a Maria fumaça (totalmente modificada)

2010 – Trio Elétrico, Maria Pereira, Bola Gigante e o Navio (simbolizando a copa)

Durante todo ano, os integrantes do Gueto observam fatos, estudam, debatem e criam alegorias e no mês de janeiro começam a trabalhar as temáticas do Carnaval.

Como resultado de toda dedicação ao longo desses anos, em 2010, o bloco Gueto virou Escola de Samba do Gueto que cresce a cada dia, marcando todo ano presença e agitando o carnaval dos riodocenses e foliões visitantes.

Aproveitando o espaço do Blog da cultura de Rio Doce, Sandro, responsável pela Escola de Samba do Gueto e os demais integrantes, agradecem a comunidade, em especial aos patrocinadores e incentivadores.

“Como pai da Escola de Samba do gueto, não deixarei que meus integrantes desanimem pois esse carnaval virou tradição e faz parte da nossa cultura riodocense. Nós, do morro, estaremos sempre dispostos a continuar com esse trabalho com dedicação e respeito ao nosso público. Por assim, saberemos contemplar e valorizar com humildade, uma vitória, fruto de um grande amor, de pessoas simples, realistas e criativas.” (Sandro – Coordenador do Grupo)

Texto retirado dos arquivos do Gueto (Adaptação: Pamella Schefer)

Confira Enredo da Escola de Samba do Gueto 2011

Exaltação ao Rio Doce

Letra e música: Mestre Taquinho


Foi no século dezoito

Italianos e os portugueses

Quando aqui chegaram

Fundaram a Vila Peroba

Ergueram

A igreja Santo Antônio

Marco sagrado

Desta terra hospitaleira



Chegou a Maria Fumaça

Toda cheia de pose (2 vezes)

Na estação do Rio Doce

Oh! Que beleza

A corporação musical

Entidades do esporte

Vieram abrilhantar o carnaval



Escrete, Operário e Cruzeiro

Riodocense guerreiro (2 vezes)

Exaltando Rio Doce



Assista ao vídeo e veja Sandro, o coordenador do Gueta falando sobre a Escola e expectativas para o Carnaval Rio Doce 2011.



Esse vídeo também encontra-se disponível no youtube


Sambar com a gente do Rio é Doce...

Nenhum comentário:

Postar um comentário