O Bloco Pinga e Samba, surgiu por volta do ano de 1991, através de uma brincadeira entre os amigos Geraldo César Santos e Marcone (in memorian).
Numa época do carnaval, César e Marcone, estavam sentados arrumando suas bicicletas, conversando e eis que veio a lembrança das brincadeiras do trio Augusto Xavier, Pedro Xupeta e Mário Urubu animadores dos carnavais riodocense.
Relembrando as brincadeiras do trio, que com suas pernas de pau, um pinico com pedaços de lingüiça e cerveja, se divertia pelas ruas da cidade, César e Marcone tiveram a idéia de fazer um boneco grande de bambu e um dragão de papelão.
O dragão foi à primeira alegoria, considerada a mais engraçada de todas, confeccionada pelos amigos. O boneco de bambu, inicialmente do sexo masculino, virou Maria Pereira, uma boneca de cabeça de lata com vestimentas feitas dos lençóis velhos doados pelos vizinhos.
O bloco já foi denominado Locomotiva, inspirado na época em que o trem/maria fumaça passava na rua da linha. Os foliões do bloco, por andarem com pinicos cheios de pinga e caipirinha, influenciaram por algum tempo outro nome, Copo Cheio, que também não perdurou por muito tempo.
Tendo como motivação lembranças de antigos carnavais, juntaram materiais velhos/sucatas e num quintal como local de produção, as primeiras alegorias do bloco tomaram forma. Com tudo pronto, e com o delicioso licor da Dona Maria Efigênia, mãe de Marcone, os amigos foram chegando, batucando e originou definitivamente o Bloco Pinga e Samba que até hoje anima o carnaval de Rio Doce.
Para o Carnaval Riodocense 2011, o bloco já vendeu 190 camisas e conta atualmente com 70 integrantes na equipe.
Coordenador por Geraldo César Santos, o Bloco Pinga e Samba, este ano com o tema Reciclagem, promete contagiar a comunidade riodocense e seus visitantes, trazendo muita alegria, energia, samba no pé e na ponta da língua o Samba Enredo escrito por Adair Liberatto, Na Linha Reciclou.
Na linha reciclou
Letra e música: adair liberatto
Um dia o trem passou por aqui
O seu apito ficou na história
Vamos reciclar a memória
E garantir um futuro melhor
Saudando esta noite de alegria
Maria de fumaça triunfal
Fazendo marcas vivas de saudade
Pra recordar e reviver no carnaval
Vem sambar na linha do trem
Vem sambar você também REFRÃO
O velho fica novo. Reciclagem todo dia.
O planeta agradece, Pinga e Samba na Folia
Samba bailarina de papel
Passa em revista o seu gingado
O bloco Pinga e Samba irreverente
Bem diferente traz seu legado
Baianas em manchete de jornal
Perdendo a linha na caixa de leite
Mostrando a utilidade da cerveja
De sua lata idéias deleite, recicla!
REFRÃO
Os garis com suas mágicas vassouras
Numa limpeza fenomenal
Desfilam alegremente na avenida
Latões de lixo é show primordial
Na usina que recicla, a Reciclou
Bolinhas de sabão vão estrelar
O céu da pequena Rio Doce
Traz neste samba uma mensagem popular. Recicla!!!
Fotos Antigas do Bloco Pinga e Samba
Alguns flashes da produção do Bloco Pinga e Samba - Carnaval 2011
Acompanhe os flashes da pré-produção e do carnaval riodocense 2011 no orkut da Cultura Rio Doce: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=272478477666869546
Nenhum comentário:
Postar um comentário