Um dia, sentados em uma pequena parte do alto do morro, três amigos: Sandro, Marcinho – Graveto e Fernando - Matei, resolveram fazer uma grande homenagem ao morro com um carnaval. Inspirados por um filme que assistiram, veio a idéia do nome Gueto. A palavra Gueto traz como significado segundo o dicionário Aurélio: bairro onde são confinadas certas minorias, por imposições econômicas, ou raciais.
No dia 03 de novembro de 2004, com inicialmente 12 integrantes, o bloco Gueto foi fundado e passou a compor a história do carnaval riodocense, animando e alegrando a cidade.
No ano de 2005, o ainda bloco do gueto, estreou no carnaval de Rio Doce, sendo os integrantes do grupo, surpreendidos pela quantidade de foliões participantes.
A confecção de camisas e os carros alegóricos são marcas registradas do Gueto.
Confira os carros alegóricos que compôs o carnaval do bloco/escola:
2005 – Dragão, Maria Pereira e Boi Laranja
2006 – Dragão, Elefante e Maria Pereira
2007 – Corpo de Bombeiros e Dragão
2008 – Maria Fumaça e Dragão
2009 – Dragão e a Maria fumaça (totalmente modificada)
2010 – Trio Elétrico, Maria Pereira, Bola Gigante e o Navio (simbolizando a copa)
Durante todo ano, os integrantes do Gueto observam fatos, estudam, debatem e criam alegorias e no mês de janeiro começam a trabalhar as temáticas do Carnaval.
Como resultado de toda dedicação ao longo desses anos, em 2010, o bloco Gueto virou Escola de Samba do Gueto que cresce a cada dia, marcando todo ano presença e agitando o carnaval dos riodocenses e foliões visitantes.
Aproveitando o espaço do Blog da cultura de Rio Doce, Sandro, responsável pela Escola de Samba do Gueto e os demais integrantes, agradecem a comunidade, em especial aos patrocinadores e incentivadores.
“Como pai da Escola de Samba do gueto, não deixarei que meus integrantes desanimem pois esse carnaval virou tradição e faz parte da nossa cultura riodocense. Nós, do morro, estaremos sempre dispostos a continuar com esse trabalho com dedicação e respeito ao nosso público. Por assim, saberemos contemplar e valorizar com humildade, uma vitória, fruto de um grande amor, de pessoas simples, realistas e criativas.” (Sandro – Coordenador do Grupo)
Texto retirado dos arquivos do Gueto (Adaptação: Pamella Schefer)
Confira Enredo da Escola de Samba do Gueto 2011
Exaltação ao Rio Doce
Letra e música: Mestre Taquinho
Foi no século dezoito
Italianos e os portugueses
Quando aqui chegaram
Fundaram a Vila Peroba
Ergueram
A igreja Santo Antônio
Marco sagrado
Desta terra hospitaleira
Chegou a Maria Fumaça
Toda cheia de pose (2 vezes)
Na estação do Rio Doce
Oh! Que beleza
A corporação musical
Entidades do esporte
Vieram abrilhantar o carnaval
Escrete, Operário e Cruzeiro
Riodocense guerreiro (2 vezes)
Exaltando Rio Doce
Nenhum comentário:
Postar um comentário