Diante da realidade do mundo com relação à perspectiva de vida, observa-se que a expectativa de vida vem aumentando significadamente, assim, verifica-se a necessidade de desenvolver projetos voltados para esse grupo específico. A partir dessa linha de raciocínio o Grupo da Terceira Idade “Alegria de Viver” tem como objetivo contribuir na qualidade de vida dos mesmos, por meio das atividades desenvolvidas. O Objetivo central é contribuir na elevação da auto-estima e na potencializacão dos sujeitos por meio das atividades desenvolvidas.
O grupo se reúne duas vezes por semana no espaço do Centro Comunitário Madalena Martins Lima – Múltiplo Uso.
Nas terças-feiras no horário de 08hs às 09hs é realizado uma caminhada com os agentes do PSF e auxílio de um técnico da saúde. O mesmo realiza a aferição da pressão arterial e também desenvolve pequenas palestras para o público atendido.
Nas quartas-feiras as atividades acontecem de 18h as 20h30min no múltiplo uso também, é realizado ginástica, alongamentos acompanhado por um técnico de terapeuta naturista, dinâmicas e momentos de dança. Ressalta-se que o grupo desenvolve algumas festas consideradas tradicionais no município como: Desfile em bloco de carnavalesco; desfile para escolher o rei e a rainha da terceira idade e a festa de quadrilha. Além dessas atividades, a entidade promove passeios sempre com intuito de desenvolver o processo de socialização entre os participantes, a família e a comunidade.
A Prefeitura Municipal de Rio Doce contribui cedendo o espaço dos encontros oferece todas as quartas-feiras os lanches e também com jantar (O jantar é realizado no final do mês em comemoração aos aniversariantes do mês), custeia também as lembrancinhas oferecidas em datas comemorativas (dia das mães, pais e natal), disponibiliza o transporte para as viagens e etc. E a Secretaria Municipal de Assistência Social, é que coordena este projeto, com o apoio da Secretaria de Saúde.
O Grupo da Terceira Idade “Alegria de Viver” tem como prioridade o processo de socialização, bem como o enfrentamento do preconceito do velho na sociedade contemporânea. O objetivo centraç é contribuir na elevação da auto-estima e na potencialização dos sujeitos por meio das atividades desenvolvidas, além de promover a socialização e estimular o lazer.
Fundado no dia 23 de agosto de 2003, o grupo da Terceira Idade - Alegria de Viver, conta com 75 integrantes e promete alegrar o Carnaval Riodocense 2011.
Assista ao vídeo da Coordenadora do Grupo Alegria de Viver, Lúcia Pereira Martins
Esse vídeo também encontra-se disponível no youtube
Atenção foliões:
Nenhum comentário:
Postar um comentário