segunda-feira, 22 de agosto de 2011

I Feira Gastro-Cultural de Rio Doce - MG

De 24/09 à 01/10/2011, o município de Rio Doce abrigará a “I Feira Gastro- Cultural” que movimentará a cultura, a arte e a culinária no interior na zona da mata mineira. O evento acontecerá dentro de uma profusão de atividades e reunirá artistas da música, dança e do teatro, escritores, artistas plásticos, agentes culturais, profissionais do audiovisual além dos amantes da culinária, do município e da região.

Um dos principais objetivos de realização da “I Feira Gastro-Cultural” é incentivar e valorizar a produção da culinária à base da banana destacando sua importância para o aquecimento da economia local, tanto no que diz respeito à geração de trabalho e renda quanto na promoção de ações relevantes para desenvolvimento da cultura e do turismo local.

A Feira, realizada em sua primeira edição busca valorizar a culinária local e incentivar o conhecimento de novos pratos. Para isso traz em sua programação um curso de culinária de derivados da banana com o objetivo de preparar os interessados em participar do concurso de pratos “Banana & Cia”.

Pensando na questão ambiental será oferecido um curso de artesanato de fibras naturais para o reaproveitamento de fibras da bananeira e do café e o bagaço da cana-de-açúcar. Ambos os cursos contribuirão para a qualificação e formação profissional dos participantes, além de proporcionar o despertar para uma consciência ecológica e de valorização ao meio ambiente, do município e da vida. Todos os produtos confeccionados durante o curso de artesanato serão colocados em exposição para venda.

A programação cultural da Feira consta ainda de um cortejo cultural, na abertura do evento, que percorrerá as principais ruas da cidade. No decorrer da semana acontecerá apresentação de espetáculos teatrais e de danças, exposição de livros e pinturas em telas, encontro de grupos seresteiros local e da cidade de Itabirito, além do concurso “Musa Regional da Feira Gastro-Cultural 2011”, com participação de representantes das cidades que integram ao Circuito Turístico Serras de Minas, e outros municípios convidados. O evento terá ainda em sua programação paralela a segunda edição da mostra “Rio Doce Mostra Cinema” com sessões de cinema, oficina de produção audiovisual, bate papos e comentários entre profissionais da área e a platéia, sobre produções cinematográficas baseadas na literatura.

Rio Doce desfrutará durante oito dias de uma efervescência cultural extremamente vivaz e coletiva que invadirá os quatro cantos da cidade levando gratuitamente a toda a população, arte e cultura. Será um movimento de transformação cultural de grande referência para as cidades do interior que compõem esta região. O ambiente será propício ao florescimento da criação artística e da produção cultural, resgatando a auto-estima da população das cidades interioranas em valorizar o que lhe é peculiar e da terra.

O principal objetivo da “Feira Gastro-Cultural” é promover um evento de arte, cultura, beleza, e responsabilidade social integrando os envolvidos, como um todo, agregando oportunidades, experiência, crescimento pessoal e desenvolvimento local e da região.

Para maiores informações acesse os links abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário